Deutsche Bank Green Towers, 2006-2011

Go to the English version
‹ voltar

Participação: membro da equipe de projeto, de 2008 a 2011, com Mario Bellini (CEO Mario Bellini Architect(s)), Giulio Castegini e Giorgio Origlia (responsáveis de projeto), Manuel Hoff, Alessandro Zufferli, Luca Bosetti e Camilla Galli (equipe de projeto).

A completa renovação da sede do Deutsche Bank em Frankfurt, Alemanha, é resultado de um concurso internacional de arquitetura vencido em 2006 pelo escritório Mario Bellini Architect(s), de Milão, Itália.
Entre as características mais fortes da intervenção está a total redefinição do foyer de ingresso que, com mais iluminação natural, marca fortemente a presença das duas torres acima da grande esfera metálica, ponto focal do novo edifício.
Inaugurado no início de 2011, foi a primeira reforma de arranha céu do mundo a ser certificada como LEED Platinum pela aplicação de soluções de sustentabilidade que resultaram em uma redução de 55% no uso de energia elétrica, 74% no uso da água e 55% na emissão de CO2 em relação ao edifício original.
Por este motivo e também por se tratar de uma das maiores requalificações “verdes” dos últimos anos na Europa, a intervenção obteve ampla divulgação, sendo publicada nos principais jornais e nas principais revistas de arquitetura européias, como Detail (em inglês) e AD Deutschland.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o escritório alemão gmp, responsável técnico local, e com diversos consultores como Bollinger und Grohmann (estrutura esfera) ag Licht (luminotécnica), Kipar (paisagismo), S.A.N (estrutura) e unit-design (comunicação visual).
Maiores informações no site oficial e no site do escritório MBA (ambos em inglês).